DIÁRIO DO JORNALISTA EMANUELL NABA 2011
""O CÉU É O LIMITE""v.2.0

ABERTURA DA COPA DO MUNDO É MARCADA POR EMOÇÕES

Category: By JOR.EMANUEL NABA

Um show emocionante e histórico no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johanesburgo, nesta quinta-feira, para 36 mil pessoas, marcou a abertura da Copa do Mundo de 2010. A rodada inicial da competição mais importante de futebol do planeta tem, nesta sexta, África do Sul e México, às 11h, e Uruguai e França, às 15h30.
Sem as vuvuzelas, que foram barradas, a primeira atração a subir ao palco foi o trompetista e cantor Hugh Masekela, interpretando o clássico "Pata pata". Aos 71 anos, o músico sul-africano é considerado uma lenda viva no país, já que foi um dos ferrenhos lutadores contra o fim do Apartheid. Em seguida, os presidentes da Fifa, Joseph Blatter, e da África do Sul, Jacob Zuma, subiram ao palco para se pronunciarem.


                                                  
"A Fifa está muito orgulhosa de promover a Copa do Mundo e estou muito feliz de estar em Soweto. O futebol faz a conexão dos povos. A música tem tudo a ver com o futebol. Este evento é dedicado ao programa fantástico", disse Blatter.


Visivelmente emocionado, Jacob Zuma agradeceu pela escolha da entidade máxima do futebol e fez um pedido aos sul-africanos. "Obrigado. Eu gostaria de dizer que a África do Sul está muito feliz de sediar a Copa do Mundo de 2010. Gostaríamos de agradecer a Fifa por ter tomado a decisão de trazer a Copa do Mundo pela primeira vez ao continente africano. Gostaria de agradecer aos sul-africanos por receber nossos convidados de forma tão calorosa. Gostaria de pedir que continuem com este calor até eles irem embora. África está mostrando ao mundo que tem capacidade de lidar com todas as nações do mundo", completou.

Shows Incendeiam a Plateia



Após os devidos pronunciamentos, a badalada banda americana Black Eyed Peas começou um belo show, com grandes sucessos "Where is the love?", "Pump it", "Meet de halfway", "Boom boom pow" e "I got a feeling".Logo depois, os malinenses Amadou e Mariam levantaram o público ao som de "Welcome to Mali" "Africa". Após a apresentação da dupla, o ex-zagueiro Lucas Radebe, que defendeu a seleção da África do Sul, fez um discurso empolgado, mas foi vaiado. Em seguida, a cantora Angelique Kidjo foi a artista da vez. John Legend subiu ao palco, fez um dueto com ela em "Move on up" e depois ficou sozinho para cantar "Wake up evereybody" e "Green light".
Comparado a Bob Dylan, o compositor sul-africano Vusi Mashlasela, que tocou na posse do ex-presidente Nelson Mandela, cantou "Back" e "Say Africa". Angélique voltou ao palco e fez um dueto com ele.

Discurso Emocionante


Depois disso, uma figuraça levantou a galera. O bispo da Igreja Anglicana, Desmon Tutu, emocionou a todos com seu discurso. Tutu foi o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo e recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 1984, pela luta contra o Apartheid. Animado e vestido de Bafana-Bafana dos pés à cabeça, ele celebrou a Àfrica do Sul. "Sejam bem-vindos. Vocês conseguem sentir a emoção? Vocês conseguem tocar isso? Sejam bem-vindos à terra sagrada da África. Se gritarmos alto, Deus nos escutará! Viva Mandela! Me acordem. É um sonho. Estamos mostrando ao mundo. Nós somos o mundo. Estamos dando boas-vindas a todos", disse Tutu.
Após o discurso emocionante, um vídeo do eterno Nelson Mandela foi exibido e levou os presentes à loucura. Então, a música voltou com o guitarrista e cantor malinês Vieux Farka Toure, filho do renomado músico Ali Farka Touré. Depois foi a vez do cantor colombiano Juanes, vestido com as cores da África do Sul, cantar "La camisa negra", e em seguida chama ao palco Taboo, do Black Eyed Peas para cantar "La paga". Como prometido, Juanes, estrela da música latina, eleito pela "Billboard", lança seu novo single "Yerbatero".
A banda malinesa Tinariwen subiu ao palco para apresentar sua música árabe "Amassakoul 'n' ténéré". A banda existe desde os anos 70 e já tocou com nomes como Santana. Em seguida, tocam "Matadjem yinmixan".
O ex-volante Karembeu, campeão mundial em 1998 com a França, apresentou a norte-americana Alicia Keys. Grávida, a cantora interpretou um medley dos sucessos "You don't know my name", "Try sleeping with a broken heart", "Fallin" e "Empire state of mind", homenagem a Nova York. Para completar, Alicia cantou "No one", antes de anunciar a entrada do grupo sul-africano BLK JKS (Black Jacks), que interpretou a música "Too late for mamma".



0 comments so far.

Something to say?