DIÁRIO DO JORNALISTA EMANUELL NABA 2011
""O CÉU É O LIMITE""v.2.0

HISTÓRIA DA REDE RECORD

By JOR.EMANUEL NABA



Às 20 horas do dia 27 de setembro de 1953, a TV Record entrou no ar com a exibição de um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A sorte estava lançada e a história da emissora que mais contribuiu para a evolução da música popular brasileira estava apenas começando.Equipada com a tecnologia mais avançada para a época, a chegada da TV Record causou impacto na imprensa.
O jornal "O Estado de S. Paulo", por exemplo, publicou uma matéria de página inteira com o título: "Entra no ar em São Paulo uma das maiores tevês do mundo". Estava provado que a ousadia dos proprietários, a família Machado de Carvalho, valeria a pena.
Nos primeiros anos, a emissora dedicou-se aos programas musicais como "Grandes Espetáculos União", apresentado por Blota Jr. e Sandra Amaral, tornando-se líder de audiência em pouco tempo. Além de shows, a TV Record investiu em telejornais. Mas foi a programação esportiva que acabou sendo um dos grandes trunfos da emissora. Programas como o famoso "Mesa Redonda" (link), criado em 1954 e apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara, fizeram escola na televisão.
A emissora também resolveu sair a campo e transmitir, ao vivo, partidas de futebol। A partir daí, tornou-se pioneira na cobertura esportiva, transmitindo quase todos os acontecimentos esportivos em São Paulo como, por exemplo,lutas do Campeonato de Pugilismo. A Record foi a primeira emissora a transmitir, ao vivo, o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, em 1956, direto do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

2005O ano de 2005 foi marcado pelo crescimento e consolidação da vice-liderança, principalmente no horário nobre, das 18h00 às 00h00.A novela Essas Mulheres, inspirada em clássicos brasileiros de José de Alencar, estréia em maio e mantém o sucesso da nova fase da teledramaturgia na Record. Roberto Justus chega com a segunda versão do reality O Aprendiz em junho. O útimo programa marcou 16 pontos de média e teve como vencedor o participante Fábio Porcel.No mês de agosto duas grandes estréias: O profissionalismo e carisma do jornalista Britto Júnior se junta a Ana Hickmann e Eduardo Guedes no comando do Hoje em Dia Eliana estréia o Tudo é Possível, um programa com atrações para toda a família com destaque para o reality Saindo com a Sogra. Também neste mês, Eder Luiz e Neto chegam com o Vídeo Gol no início das tardes de sábado. O Cine Aventura traz filmes de sucesso nas tardes de segunda a sexta e estréiam as séries CSI - Investigação Criminal e Las Vegas, além dos programas Guinness - O Mundo dos Recordes e As Maiores Curiosidades do Mundo.Em setembro de 2005, o Instituto Record de Responsabilidade Social estreou o Ressoar com apresentação de Bianca Rinaldi. A atração incentiva às ações sociais em todo o País. No dia 24 de outubro, a novela Prova de Amor inaugura o complexo de teledramaturgia RecNov, no Rio de Janeiro, e substitui Essas Mulheres. A trama garante à Record grande sucesso em audiência, chegando até a ficar na liderança, em alguns minutos, vencendo o principal telejornal da emissora concorrente.Márcio Garcia traz uma nova linguagem de programa para as tardes de sábado em novembro. O Melhor do Brasil chega com a proposta de mostrar o país e seus talentos.Também em novembro, Tom Cavalcante comanda o Tom de Bola, um programa que traz o humor para as tradicionais mesas redondas esportivas. A atração é transmitida às quartas-feiras, logo após o futebol.Para fechar o ano de 2005, a Record exibe uma série de três programas com o tema Fim dos Tempos. Repórteres da emissora percorreram os quatro cantos do mundo para mostrar os dramas da humanidade e os avanços da ciência que levantam questionamentos éticos. Os programas contaram com efeitos especiais que simularam grandes catástrofes nas metrópoles da atualidade.
2006
Logo no início de 2006, em janeiro, o novo Jornal da Record entra no ar com apresentação de Celso Freitas e Adriana Araújo. No mesmo mês, Dudu Braga chega à emissora para dividir a apresentação do programa Ressoar com Bianca Rinaldi. Também estréia a série Avassaladoras, uma co-produção com a Fox Films que conta com a atuação de Márcio Garcia em um dos personagens principais.
O fim de noite da Record ganha um novo telejornal em fevereiro. Janine Borba comanda o Jornal 24 Horas. Paulo Henrique Amorim passa a comandar o Domingo Espetacular ao lado de Lorena Calábria.
Em março, mais um horário de teledramaturgia na Record, às 21 horas. Cidadão Brasileiro estréia com nomes como Lucélia Santos, Cecil Thiré e Luiza Thomé no elenco. A novela é escrita pelo experiente Lauro Cesar Muniz.
A cobertura da Copa do Mundo na Alemanha conta com 25 profissionais da emissora que trazem todas as informações, grande parte ao vivo, do maior evento esportivo do mundo.
Em julho, mais uma superprodução em novelas. Bicho do Mato substitui Prova de Amor (que marca em seu último capítulo 23 pontos de média no Ibope) na faixa das 19 horas.
A terceira versão de O Aprendiz chega em agosto. Roberto Justus comanda o programa que desta vez tem prêmio dobrado. O vencedor concorre a um salário de R$ 500 mil e um emprego em Nova York.
No mesmo mês, Maria Cândida passa a comandar a primeira edição do Tudo a Ver com o resumo do melhor da programação da Record.
O jornalismo Record conquista o Prêmio Tim Lopes de Investigação Jornalística com a reportagem que abordou o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Agosto também é marcado pela campanha Dia de Fazer a Diferença. Funcionários da emissora em todo o Brasil se mobilizam para realizar ações sociais no dia 27.
Um novo reality-show chega a Record em setembro. O Troca de Família propõe para duas esposas trocarem de casa durante uma semana.
Mais um prêmio para o jornalismo Record. A reportagem sobre a guerra de bicheiros pelo controle dos caça-níqueis na zona oeste do Rio de Janeiro vence o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.
A novela jovem Alta Estação estréia em outubro e abre mais um horário de novelas. Outra premiação para o Jornalismo Record. Desta vez o consagrado Vladimir Herzog, uma conquista inédita na emissora. A vencedora foi a série de reportagens sobre os esquadrões da morte no Brasil.
O clássico do desenho animado Pica-Pau estréia na Record em novembro e marca a vice-liderança isolada no horário de exibição.
A Record é eleita destaque do ano pela Academia Brasileira de Marketing e o Jornalismo fatura o Prêmio CNT com a série de reportagens Brasil Sobre Rodas, exibida no Jornal da Record.
Também em novembro estréia, às 22 horas, a novela Vidas Opostas que marca o maior índice de audiência no primeiro capítulo de novelas na história da emissora.
Em dezembro a emissora exibe o filme inédito Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson, e marca históricos 20 pontos de média.
Em 2006 a Record consolida a vice-liderança em faturamento publicitário e audiência, marcando um crescimento histórico na TV brasileira। Para confirmar este feito, a emissora vence o Prêmio Caboré, o mais importante da propaganda brasileira, na categoria veículo de comunicação - mídia eletrônica।
RECNOV
Em 10 de março de 2005, a Record finalizou a compra dos estúdios onde o humorista Renato Aragão produzia seus filmes. Agora o complexo se chama RecNov (Record Novelas) e fica no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro.
O terreno possui 75 mil m² de área total com 8 mil m² de área construída que comportam três estúdios: 2 deles com 1120 m², ideais para a produção de novelas e um o terceiro estúdio com 340 m².
Equipamentos de última geração foram instalados nas dependências da RecNov, além de carros de externa que contam com um switcher equipado com tecnologia de ponta. As gravações de Prova de Amor, a primeira novela produzida nesses estúdios, foram feitas no último dia 08 de setembro de 2005.
Agora a RecNov passa por um período de ampliação. Mais dois estúdios com uma área total de 3,5 mil m² estão em construção, além de um prédio que abrigará as áreas administrativas e camarins. Em outro galpão com 2,5 mil m² ficará a Fábrica de Cenários. Futuramente serão construídos mais três estúdios com 5,6 mil m² de área total e um depósito de cenários com 2,5 mil m².

0 comments so far.

Something to say?